Sobre o Islã - A afinidade entre Muçulmanos, Judeus e Cristãos e as origens do terrorismo, Ali Kamel, Editora Nova Fronteira, 2007, capa brochura, 321 páginas, Novo, Lacrado.
::: Escrito de forma a prender a atenção, até mesmo do leitor não particularmente interessado em temas políticos ou religiosos, “Sobre o Islã” é uma lição de como fazer uma boa análise de um assunto que ocupa parte significativa do noticiário atual. Kamel certamente conseguirá atingir os objetivos expressos logo no início da obra junto àqueles que dedicarem algumas horas à leitura de seu livro: “Estarei satisfeito se conseguir (…) ressaltar que as três religiões monoteístas têm mais pontos em comum do que antes o leitor imaginava”, e “dar ao leitor ainda mais certeza de que nenhuma delas é base para o horror do terrorismo”.
"Quando comecei a escrever o livro, dei-me conta de que eu devia evitar o caminho de mostrar mais as diferenças, de realçar o que o Islã tem de estrangeiro, de exótico, de estranho, caminho que a maior parte dos livros sobre o assunto costuma trilhar. Eu apostei em outra estratégia: dar ênfase ao que é familiar, ao que é comum, ao que é semelhante". :::