Declínio e Queda, Evelyn Waugh, Companhia das Letras, 1997, capa brochura, 234 páginas, muito bem conservado, apenas com alguns pontos de oxidação nos recortes.
::: No último ano de seu curso de teologia, Paul Pennyfeather pedala sua bicicleta pelo campus da universidade quando é surpreendido por um grupo de colegas, todos filhos de figurões da alta sociedade inglesa, voltando embriagados de uma noitada de farra. Por brincadeira, eles agarram Paul e lhe tiram toda a roupa. Obrigado a voltar nu para o alojamento, Paul acaba responsabilizado e punido pelo escândalo. Expulso da universidade, encontrará emprego como professor em uma escola sem importância. Ao mesmo tempo espectador e protagonista da própria existência, ele vai de peripécia em peripécia, de um casamento inverossímil a outra acusação injusta que o leva à prisão, até cumprir o ciclo inexorável de uma existência passiva.
Declínio e queda é um romance obsessivamente sarcástico, revelador da profunda hipocrisia dos homens. Primeiro romance de Evelyn Waugh e o mais engraçado deles, o livro conquistou os leitores com sua saga de um rapaz ingênuo que se extravia no emaranhado da alta sociedade dos anos 20. :::